Networking: Porque montar e como manter uma boa rede de contatos» Blog da DoceShop

Possuir e manter uma boa Rede de Contatos é a carta na manga de quem tem QI. Saber networking é parte da vida profissional de todos, fique atento.

Networking

//

//

Você já ouviu alguém dizer que perdeu uma ótima vaga de emprego que estava disputando, porque outra pessoa teve mais QI (quem inica)?

Outras acham que conhecer pessoas influentes e ter uma ajuda apenas sendo indicado é uma trapaça, já que elas próprias não conhecem ninguém.

É importante perceber que ser conhecido, cuidar do marketing pessoal, ter boa reputação e conhecer pessoas influentes também é qualificação desejável.

Um bom produto não é nada sem marketing

Se você pensar em si mesmo como um produto que o mercado de trabalho precisa, logo chegará a conclusão que ser o melhor não basta.

É preciso investir no marketing pessoal, expor suas habilidades e qualificações além do currículo. Isso se faz criando relacionamentos e mostrando que você realmente faz na prática o que diz fazer no papel.

Quanto maior for sua rede de contatos e mais relacionamentos produtivos você cultivar, maior será a reputação adquirida com o tempo.

Evidenciar a boa reputação e como você se integra na sociedade tem um papel fundamental no momento da contratação, pois incrementa um ítem indispensável para quem quer contratar. A confiança.

Uma boa rede de contatos se cultiva

Comece montando uma lista com o nome de todas as pessoas com as quais você tem ou teve um vínculo direto. A relação de incluir:

  • Amigos e ex-colegas da faculdade
  • Professores e companheiros de trabalho
  • Seus parentes; tios, primos, cunhados…
  • O pessoal da academia e eventos sociais

Não se envergonhe de voltar a conversar com pessoas que a tempos você não encontra. Mantenha sempre uma postura de colaborador.

Veja algumas dicas para seu NetWorking:

  • Procurar alguém apenas quando você precisa de alguma coisa é um erro. Mantenha o comportamento solidário e inicie você algo que ajude o outro. Colabore com seus colegas de trabalho, dê carona quando for possível e coisas do gênero. Seja uma pessoa legal.
  • Seja direto quando precisar da ajuda de sua rede de contatos. Isso significa dizer de pronto o objetivo da conversa: que você está disponível e aberto para avaliar propostas de emprego. Você deve telefonar para os mais próximos e mandar um e-mail para cada um dos conhecidos.
  • Mantenha contato com sua rede, mas sem ficar cobrando. Depois do primeiro contato sobre o assunto, procure essas pessoas novamente em aproximadamente um mês. Evite repetir o papo e acrescente novidades, procure um gancho. Por exemplo: “Acabei de fazer um curso que tem a ver com sua área. Vamos marcar um almoço para que possamos trocar ideias?”
  • Alimente sua rede de contatos enviando mensagens por e-mail ou telefone pelo menos duas vezes por ano. Anote as datas de aniversários e faça contato! O Natal é outra época do ano que você não deve esquecer de ligar para os seus amigos.
  • Quando procurar emprego não fique se lamentando com sua rede de contatos, mostre que você está se aprimorando e mantenha a postura de desbravador, que está engajado. Fuja do papel de vítima!
  • Assim que conseguir seu novo emprego, avise a sua rede e principalmente agradeça a colaboração de todos. Envie um e-mail personalizado a cada um dos membros da sua rede. Mensagem coletiva é um erro grave, não faça isso em hipótese alguma.
  • Sempre amplie sua rede de contatos. Participe de feiras, eventos, palestras e cursos. Procure o grupo de pessoas que tem a ver com você e evite grupos de índole duvidosa. Aqui vale o velho ditado: “Diga-me com quem andas e te direi quem és!”

Lembre-se, uma boa rede de contatos pode facilitar seu posicionamento no mercado de trabalho e deve trabalhar em conjunto com suas qualificações.

Matenha o constante cuidado com sua carreira e jamais se permita ficar defasado. Estude e procure novas experiências sempre.

Não deixe de ver os artigos relacionados

Por Roberto Machado em Empregos

Anúncios

2 Respostas

  1. […] Veja Também: Porque montar e manter uma boa rede de contatos […]

  2. Olá Boa tarde!

    Você que esta procurando um Seguro de Saúde Ideal para sua Empresa, ou para Sua Familia? Solicite uma Proposta Sem compromisso e confira nossas Sugestões.

    Sem duvida você ira se Surpreender!!!

    • Nos Trabalhamos com as Maiores Operadoras e Seguradoras
    • Agende uma Visita que nós iremos até você
    • Planos de Saúde com o seu Perfil
    • Solicite uma proposta! Gratis e Personalizada via email ou SMS
    • Individual|Familiar|Coletivo|Empresarial

    * Planos Empresariais Sem carencia e ou reduzida***

    – SulAmerica – Bradesco Saude – Grupo Amil – Golden Cross – Unimed Paulistana – Alianz – omint – Intermédica …. Entre Outros

    Informações ou Indicações: 11.3422-0409 | 11.7895-9074-NEXTEL SP
    e-mail: contato@planodesaudeemsaopaulo.com
    Site:www.planodesaudeemsaopaulo.com

    Os Melhores Planos de Saude em um so lugar***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: