Além do curriculum: Veja como se sair bem na entrevista de emprego

Fazer um bom Curriculum Vitae tem a missão de colocá-lo na mesa do entrevistador. Descubra como se comportar quando chegar lá e evite as gafes mais comuns.

Entrevista de emprego

// //

Não vai adiantar muito tornar-se um especialista em como fazer fazer um currículo se pôr tudo a perder quando chegar à entrevista de emprego. A entrevista de emprego é talvez a etapa mais importante do processo de seleção das empresas e você precisará estar preparado.

Saiba como passar uma imagem profissional sem parecer arrogante ou prepotente. Veja como comportar-se no momento mais importante para sua contração.

Como ficar afiado para sua entrevista

O segredo é manter o equilíbrio, evite ficar muito calado ou começar a falar sem parar. Seja objetivo e firme, sem gaguejar. Quando o entrevistador perguntar dos resultados que você já alcançou em outras empresas, cite fatos e ideias que ajudaram a obter lucro:

  • Antecipe histórias Antes de ir a entrevista, relembre histórias do seu passado profissional e selecione as melhores. Evidencie os exemplos criativos, os problemas que foram solucionados e o que foi aprendido.
  • Seja realista. Os entrevistadores sabem que não existe uma pessoa perfeita e vão querer saber se você é realista. Se perguntarem sobre falhas que você cometeu, conte. Porém, diga o que aprendeu com elas e como compensou.
  • Não minta. Se você foi demitido do emprego anterior não minta, não demonstre reações negativas e principalmente não fale mal de nenhum dos seus antigos chefes ou colegas.
  • Demonstre interesse. Faça perguntas sobre os planos da empresa para o futuro, como você e seu desempenho serão avaliados, quais serão suas responsabilidades e o que a empresa espera de você. Mantenha a postura firme de voluntário.
  • Seu pontos fracos. Prepare-se para perguntas sobre seus pontos fracos, quais dificuldades encontrou em sua carreira e como lidou com elas, mostre que você pode superar obstáculos, reconheça o que precisa melhorar e principalmente que busca aprimoramento.
  • Fique atento Não se perca em seus próprios pensamentos e preste atenção ao entrevistador. Existe comunicação não verbal e você precisa cocentrar-se no que ele fala e também em seu comportamento. Ajuste como você conversa por estes sinais também.
  • Seja humilde. Quando a entrevista acabar, pergunte qual foi a impressão que o entrevistador teve de você.
A primeira impressão é a que fica

Você precisa estar bem vestido para sua entrevista de emprego. Use terno azul marinho, com gravata na cor da camisa sem prendedor e sapato social, em empresas do varejo o terno é dispensável. Adote um visual mais casual, como calça de sarja cáqui, camisa branca dobrada no punho e mocassim marrom, não vá de tênis ou mochila.

Mulheres podem usar vestido na altura dos joelhos em tom sóbrio ou o tradicional terninho básico. Use acessórios elegantes, escarpim preto de salto médio e bolsa de couro tamanho médio.

Evite muito perfume, roupas extravagantes ou visual que passa a mensagem de festa ou balada. Esqueça roupas muito sensuais ou decotes.

Por Roberto Machado em Empregos

Veja Também: Porque montar e manter uma boa rede de contatos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: